11/04/2008

NOTA - Matéria “Ministro da Educação empossa novos servidores do FNDE”

Prezados Servidores,

Nesta quarta-feira, 10/04/2008, fomos surpreendidos pelo seguinte trecho da matéria divulgada no sítio do Ministério da Educação, que destaca o pronunciamento do Ministro Fernando Haddad no evento de posse dos servidores do FNDE:

Haddad lembrou que há três anos o FNDE não tinha uma carreira organizada, e os servidores representavam apenas 23% do quadro. “Hoje, inclusive, a alta direção da autarquia é formada por servidores públicos federais”, destacou. Para Haddad, é importante ampliar o quadro de servidores para que o FNDE cumpra sua finalidade técnica sem servir a causas políticas, mas “unicamente à causa educacional”.
O ministro ressaltou ainda que o plano de carreira do FNDE é fundamental para atrair novos talentos.
(Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=10281)

Apesar da grande satisfação com que recebemos a notícia da posse de novos servidores no FNDE, o MOVATE não pode deixar de receber com perplexidade tal pronunciamento.
O Senhor Ministro Fernando Haddad está à frente de um órgão que batalha por um plano de carreira há mais de 20 anos.
O Senhor Ministro Fernando Haddad, em abril de 2006, lançou mão de falsas promessas para assegurar aos servidores deste órgão que o Plano de Carreira do MEC seria implementado ainda naquele mês.
O Senhor Ministro Fernando Haddad sabe das precárias condições de trabalho e da risível política de formação a que estão submetidos os servidores deste órgão (embora não tenha a menor noção de quantos talentos este órgão já desperdiçou e continuará a desperdiçar).
O Senhor Ministro Fernando Haddad defende um plano educacional que tem como uma de suas metas a implantação de planos de carreira para os profissionais da educação, embora consiga a façanha de ignorar centenas de trabalhadores em educação que perambulam pelos corredores e salas deste órgão e encaminham as ações elaboradas por seu gabinete.
Concordamos com cada vírgula do trecho da matéria que aqui destacamos, porém, a nossa inquietação, como a de todos os que conhecem a estrutura administrativa do MEC, redunda apenas do seguinte questionamento:

Será que ao menos o Ministro Fernando Haddad consegue perceber alguma credibilidade e coerência no que está dizendo?

Colegas Servidores, não podemos aceitar este cenário de humilhações e de discursos fatalistas. Por que os servidores do MEC não possuem plano de carreira? Devemos mudar esta realidade.

Movimento de Valorização dos
Trabalhadores em Educação do MEC - MOVATE
www.movate.blogspot.com
movate@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário